domingo, 6 de março de 2011

Ghost para Linux use o Clonezilla

O Norton Ghost é uma ferramenta muito útil para quem tem que administrar grandes quantidades de maquinas e não pode ficar perdendo muito tempo formatando e instalando programas, o ghost é realmente muito bom, mas possui uma serie de limitações que vão desde a licença que é paga até problemas de incompatibilidade com placas mais novas, mas o principal problema é que ele não é compatível com o Linux.
O Clonezilla é uma ferramenta Open Source que coloca o ghost no bolso brincando, não acredita? então veja o que ele pode fazer:
Ele é compatível com sistemas de arquivos do windows, linux e mac, também permite que você salve a imagem criada na maquina local em dispositivos usb ou salve em uma maquina remota utilizando compartilhamentos do windows, samba, ssh.
Possui opções de clonagem de disco para disco, disco para imagem, partição para imagem, gravando apenas os dados reais ignorando setores não utilizados.
Para começar a utilizar esta ferramenta a primeira coisa a fazer é baixa-la do sourceforge clicando aqui
Você vai baixar uma imagem de cd com +- uns 100 mb, após baixa-la grave ela em uma cd, coloque no drive e reinicie o pc.
A primeira tela é esta:
Clonezilla - tela Inicial
1º – Nela você pode selecionar a resolução que melhor se adapta ao seu monitor, selecione uma das 3 primeira opções e aperte enter.
Clonezilla - Seleção de idioma
2º – Na proxima tela vamos selecionar o idioma, como ele ainda nao tem tradução para o portugues, vamos utilizar o ingles, você pode escolher outro se achar melhor.
Clonezilla - Seleção do teclado
3º – Agora ele vai perguntar se você deseja alterar a configuração do layout do teclado, apenas aperte enter para continuar.
Clonezilla - Inicio
4º – Aqui ele pergunta se você quer iniciar o clonezilla ou entrar na shell, uma vez feita as configurações ele vai lhe dar a sequencia de comandos para executar o clonezilla direto.
Clonezilla - Modo de copia
5º – O clonezilla possui 2 modos de copia, device-image (Dispositivo para imagem) e device – device (Dispositivo para Dispositivo) vamos escolher o primeiro modo.
Clonezilla - Onde salvar
6º – Aqui é o grande trunfo do clonezilla para mim, nesta parte ele permite escolher onde você deseja salvar a imagem, vamos escolher local_dev, para salvar no próprio disco ou em um dispositivo usb.
Agora vai aparecer uma mensagem em amarelo, onde diz que se você deseja guardar a imagem em um dispositivo usb é para conectar ele agora que o clonezilla ira detecta-lo, após colocar seu pendrive ou hd externo ira aparecer umas mensagem na tela quando parar apenas aperte enter, ou aperte enter se deseja guardar em uma partição do próprio disco.
Clonezilla - Destino
7º – Neste ponto ele pede para que você escolha a partição que deseja ler ou escrever, no caso vai ser a partição que será feita a imagem.
Clonezilla - topo
8º – Aqui ele avisa que ira utilizar o topo da árvore de diretorios no caso o / do dispositivo, depois ele mostrara uma lista de diretorios do sistema e o espaço que cada um ocupa, apenas aperte enter para continuar.
Clonezilla - Modo Beginner
9º – O próximo passo é escolher o modo de configuração, se você precisa de algum parâmetro especifico para seu sistema de arquivo escolha o modo expert, caso contrario escolha o modo Beginner.
Clonezilla - O que fazer
10º – Aqui você vai escolher o que o clonezilla vai fazer, ele mostra 4 opções savedisk(Salva todo o disco para uma imagem), saveparts (Salva uma partição para uma imagem) restoredisk(restaura um disco a partir de uma imagem), restoreparts(recupera uma partição de uma imagem), Vamos escolher saveparts.
Clonezilla - Nome do arquivo
11º – A próxima tela vai lhe pedir o nome do arquivo, por padrão ele pega a data do sistema.
Clonezilla - Escolher partição a salvar
12º – Agora escolha qual partição que você deseja criar a imagem.
Clonezilla - Comando
13º – depois de escolher a partição o clonezilla vai mostrar o comando que ele montou a partir de suas escolhas, caso tenha que fazer outras imagem em uma maquina semelhante, apenas copie este comando e quando chegar no passo de numero 4, escolha enter_shell.
Apenas aperte enter para continuar, ele ira pedir para você confirmar se é isto mesmo que deseja fazer, aperte y e ele ira começar o backup.
Dependendo do tamanho da partição que você escolheu pode demorar um pouco.
Clonezilla - Fim
Quando terminar esta tela ira aparecer, aperte 0 para desligar o computador, 1 para reiniciar, 2 para entrar na shell, 3 para começar novamente.
O processo para restaurar a imagem é bem semelhante, inicie o clonezilla, no passo 7, escolha a partição que vai ser recuperada, e no passo 10 escolha restoreparts.
O Clonezilla pode ser utilizado em conjunto com o DRBL, para fazer backups em varias maquinas ao mesmo tempo, mas isto é assunto para outro post.
Maiores informações podem ser vista no site oficial Clonezilla.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário