domingo, 13 de fevereiro de 2011

Configurando o roteador Linksys WRT54G

14, fevereiro, 2009  ( atualizado em: 14, fevereiro, 2009 )
linksys1wrt54g
Comprou um roteador e não sabe configurar? Com este tutorial você aprenderá o básico de configurações de roteadores, como alterar o nome padrão da rede sem fio e configurar uma senha criptografada para nenhum espertinho usar a sua internet de graça.

Página de Suporte: http://www.linksysbycisco.com/US/en/support/WRT54G
Manual: http://downloads.linksysbycisco.com/downloads/WRT54G-v5_ug,0.pdf
O roteador Linksys WRT54G na minha opnião é atualmente o melhor roteador que já testei, pois permite uma série de modificações usando firmwares alternativos disponíveis na internet.

Cenário


cenariopadrao

Instruções


  1. Conecte um cabo de rede à porta “INTERNET” do Roteador. Em seguida, conecte a outra ponta do cabo de rede ao seu  modem de banda larga.
  2. Conecte seu computador em umas das portas de 1 a 4 do roteador usando um cabo de rede.conexões
  3. Ligue seu modem de banda larga.
  4. Ligue seu roteador.
  5. Ligue seu computador.
  6. Abra seu navegador, e entre com endereço http://192.168.1.1 e dê Enter.
  7. Uma tela de login aparecerá. Deixe o campo “Nome de usuário” em branco e insira a senha padrão “admin“.
  8. Se a senha não entrar, atrás do roteador tem um botão chamado “reset”, aperte por 20 segundos e depois tente novamente.
senha
  • Se seu provedor usa DHCP, deixe a configuração do jeito que está.
dhcp
  • Se for PPPoE, selecione “PPPoE” no menu e configure seu nome de usuário e senha e clique em salvar.
ppoe

Configurando a segurança.


  1. Clique no menu “Wireless”, e em  ”Wireless Network Name ( SSID )”, você escolherá o nome da sua rede, no exemplo abaixo foi utilizado o nome do site.
  2. Clique em “Save Settings” e espere o roteador reiniciar.
    basicsettings
  • Depois de configurado o nome da rede, vamos configurar uma senha para a rede sem fio.
  1. Clique na aba “Wireless”  e depois em “Wireless Security”
security
Atualmente existem diversos tipos de algorítmos de segurança, a maioria dos usuários ainda usam o algorítmo WEP para configurar seus roteadores, não vamos utlizar WEP pois hoje em dia qualquer pessoa pode quebrar a chave de uma rede sem fio com WEP configurada. Vamos utilizar WPA ou WPA2 se seu roteador suportar.
  1. No menu, selecione “WPA Personal”,  escolha “TKIP” e digite uma senha com no mínimo 8 caracteres e no máximo 63.
  2. Clique em “Save Settings” e espere o roteador reiniciar.
wpa
  • Vá até Meus Locais de Rede e clique na sua conexão de rede sem fio e conecte na rede que você acabou de criar.
conexao1
Pronto!

Você configurou seu roteador com sucesso!
Existem vários modelos de roteadores no mercado, mas quase todos são parecidos na hora de configurar o nome da rede e a segurança, este tutorial mostra apenas as funções básicas de configuração para que qualquer pessoa que não trabalhe com informática aprenda a configurar.

Link :  http://infohelp.org/thales-laray/configurando-o-roteador-linksys-wrt54g/

Para rir a vontade

Segue um link que encontrei bem legal, com fotos e imagens nacionais e internacionais com muito humor.

Segue o link abaixo:

http://osencostados.net/

 Divirta-se.....................

Um Abraço...................

Mudando de hardware com Windows XP

Mudando de hardware com Windows XP

Por Denilson Marcos Nepomuceno. Publicado 16 de junho de 2008 às 15h34
Quem já tentou clonar o HD com uma instalação do Windows XP de uma máquina para a outra já se reparou com uma BSOD (tela azul) ou com resets automáticos, isso ocorre pois a Microsoft não oferece suporte para clonagem de instalações para configurações que tenham HAL (Hardware Abstraction Layer) diferentes, nem mesmo utilizando o Sysprep, que somente serve para fazer cópias de instalações para máquinas iguais. Nessea dica irei ensinar uma forma de completar essa operação do sucesso, permitindo inclusive ter em um case externo a imagem de uma instalação completa, com Windows atualizado, Office, programas, Anti-vírus
Primeiramente é necessário para o download do seguinte arquivo: Arquivos para clonagem. Além desses arquivos, sugiro a instalação do software 7-zip (freeware).
Após fazer o download dos arquivos necessários, use o 7-zip para descompactá-los no C: da instalação que deseja clonar ou simplesmente transferir para outra máquina com configuração diferente, muito comum em caso de upgrade. Agora navegue até a pasta C:\Windows\Driver Cache\I386, utilize novamente o 7-zip para extrair os seguintes arquivos de driver.cab:
Atapi.sys
Intelide.sys
Pciide.sys
Pciidex.sys
Copie esses mesmos arquivos (extraídos de driver.cab) para o caminho: C:\Windows\System32\Drivers.
No C: da instalação, encontre o arquivo Mergeide.reg, extraído anteriormente. Clique com o botão direito e selecione a opção "mesclar", respondendo "sim" a pergunta que vem em seguida.
Para quem vai apenas fazer um upgrade, colocando o HD em uma nova configuração, está pronto, basta colocar o HD na nova configuração e instalar os novos drivers, usufruindo das configurações aplicadas e programas instalados anteriormente.
Para quem deseja criar uma imagem pronta no seu case externo para instalar em outros micros, caso comum para profissionais de informática, ainda será necessário clonar a partição usando seu software de preferência, eu particularmente utilizo o Norton Ghost, porém existem opções gratuitas, como o Partition Image.
Se por acaso o sistema não iniciar após a clonagem, pedindo para inserir disco de boot, será necessário ativar a partição novamente, para isso a melhor opção é usar o Partition Magic, porém é um software pago, como opção gratuita sugiro o GParted, que vem no Live-CD do Kurumin, que preferir pode baixar Live-CD exclusivo do GParted no site do desenvolvedor (gparted.sourceforge.net), bastando marca nos atributos da partição como ativa/inicialização.
Não tive a opção de testar essa dica em uma situação onde seria necessário instalar o driver Sata para o HD ser reconhecido normalmente, nos meus testes clonei um HD Sata da Seagate da seguinte configuração:

Já restaurei essa imagem em alguns HDs de clientes meus, sendo necessário apenas instalar os drivers da nova configuração para que o PC funcione perfeitamente bem.
Deixo aqui meus agradecimentos e créditos a Igor Humberto, do fórum TechNet, que me ajudou a chegar a essa dica, me fornecendo os arquivos necessários e as instruções de uso.
Um abraço a todos, espero que gostem :-)