sábado, 12 de fevereiro de 2011

RuB™


É um sistema que faz a gestão operacional das lojas e diminui os níveis de ruptura de exposição  O RuB™ é um sistema de aplicação e suporte colaborativo focado na automação do chão de loja que otimiza a alocação dos colaboradores, o fluxo de informação e a redução dos níveis de ruptura de exposição, com o objetivo de maximizar vendas e trazer melhorias significativas na experiência de compra dos clientes finais.




RuB™ é também o responsável pelo controle do processo de recebimento e armazenamento de produtos na área de depósito da loja, por todas as transferências que irão para as áreas de armazenamento e exposição do salão de vendas, bem como por todas as outras movimentações de produtos dentro da loja.


No Chão de Loja os endereços de exposição são mapeados e identificados com código de barras, aos quais são vinculados um ou mais produto. Esta é a base para as informações de reabastecimento geradas e controladas pelo RuB™.


Existem dois tipos diferentes de métodos para a criação de tarefas de reabastecimento:

  • Proativa: através de um processo colaborativo, os repositores irão visualmente identificar a necessidade de reabastecimento de um produto, gerando no RuB™ uma tarefa
  • Reativa: através de integração com os sistemas legados, o RuB™ receberá informações sobre as vendas e compras, atualizando os estoques da loja. Algoritmos específicos irão controlar as variações de estoque, e automaticamente gerar as tarefas de ressuprimento.

A interação da equipe de repositores se dá através de equipamento móvel, como o dispositivo CA50, da Motorola. Todas as informações sobre produtos, incluindo preços, nível de estoque detalhado por endereço de armazenamento, requisições e execução de tarefas e troca de mensagens, tem que estar de acordo com as características do modelo do equipamento.


O time de liderança da loja, alem do equipamento móvel, tem acesso a uma interface web based, que disponibiliza um Painel de Controle de tarefas, cestas de compra (funcionalidades do Papa-Fila), Indicadores de Operação, relatórios e configurações do RuB™.


Para criar uma solicitação de tarefa via equipamento móvel, o colaborador precisa ler o código de barras do produto ou do endereço de exposição e escolher as tarefas na lista disponibilizada pelo RuB™. Uma solicitação de tarefa pode também ser feita via interface web-based.




Uma vez criada a requisição, a tarefa vai para uma fila no Gerenciador de Tarefas, com uma prioridade especifica baseada na natureza da requisição: método, quantidade de produtos, se é parte do processo de atendimento ao cliente, localização do produto, seguindo tempos e níveis de serviço pré-definidos. O RuB™ pode controlar mais de uma fila, portanto, cada fila possui um grupo de funcionalidades que facilitam seu gerenciamento.


A primeira tarefa na fila é atribuída para o primeiro colaborador disponível e uma mensagem de notificação é enviada ao equipamento móvel no qual ele está logado. O colaborador passa então a receber no equipamento, as orientações sobre como realizar aquela tarefa (aonde ir e o que fazer).


Baseado no controle de tempos de execução, as tarefas na fila irão gerar mensagens que serão enviadas aos lideres e gestores das lojas (escalação hierárquica). Estas mensagens serão enviadas à caixa de mensagens da interface web-based e como uma notificação no equipamento móvel. É possível criar mensagens e enviá-las a um usuário ou grupo de usuários cadastrados.


Todas as interações e movimentações de produtos são registradas no RuB™, facilitando o controle e rastreamento de informações, que darão suporte ao processo de tomada de decisão na loja, informando:

  • Endereços Premium
  • Produtividade dos colaboradores
  • Nível de ruptura (produtos no depósito da loja, mas fora da área de exposição)
  • Produtos sem estoque
  • Interação com clientes

O RuB™ tem ainda entre suas funcionalidades o processo de Papa Fila, que é uma funcionalidade adicional para o gerenciamento de filas nos caixas: este processo agiliza a coleta de informações de produtos e suas quantidades nos carrinhos de compras, enviando estas informações para o sistema de frente de loja que irá processar o restante da operação de venda.


Adicionalmente, os equipamentos móveis que possuam funcionalidades de voz (WT e VoIP) como o CA50 da Motorola, são também utilizados pelo RuB™ com o objetivo de facilitara comunicação entre as equipes de colaboradores.






Sysprep e Ghost

Utilizando Sysprep e Ghost
Objetivo: Quero demonstrar através deste tutorial como utilizar o utilitário de preparação de imagem SYSPREP e a ferramenta de criação de imagem GHOST.
O Sysprep é um utilitário de preparação para criação de imagem.
Cenário: Você é o administrador de redes de uma empresa e precisa implantar o Windows XP Professional em 200 estações com o mesmo tipo de hardware.
Requisito para instalação:
  • Cd de instalação do Windows XP Professional
  • Ferramenta de criação de imagem (GHOST, ACRONIS TRUE IMAGE, etc.)
Obs: Veja mais informações sobre os produtos nos seguintes sites:
Antes de executar o SYSPREP verifique os seguintes itens:
  • Escolha um computador de referência para ser o modelo para o restante.
  • Instale o Windows e aplique todas as atualizações de segurança.
  • Instale todos os aplicativos que serão utilizados na empresa, teste os aplicativos.
  • Instale o antivírus e atualize o mesmo.
Agora podemos iniciar o processo, para isso crie uma pasta chamada SYSPREP no C: do computador modelo:
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No cd de instalação do Windows acesse a pasta support\tools , será mostrado um arquivo deploy.cab, abra este arquivo e extraia todos os arquivos para a pasta SYSPREP criada anteriormente.
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Vamos acessar a pasta SYSPREP e executar o arquivo setupmgr.exe:
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Com este utilitário iremos criar um arquivo chamado SYSPREP.INF, na tela inicial clique em avançar:
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Escolha a opção Criar Novo e depois clique em avançar:
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Escolha a segunda opção instalação de Sysprep, clique em avançar:
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Escolha o produto Windows XP Professional, clique em avançar:
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Na tela de contrato de licença escolha Sim, automatizar completamente a instalação:
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Agora precisamos preencher as informações que são solicitadas durante a instalação do Windows. Como mostra a imagem abaixo preencha o campo nome e organização:
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Aqui clique em avançar:
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No Fuso horário escolha Brasília e clique em Avançar:
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Conforme a imagem abaixo, preencha com a serial de instalação do Windows, clique em avançar:
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Na opção nome do computador escolha GERAR AUTOMATICAMENTE UM NOME DE COMPUTADOR, clique em avançar:
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Na opção senha do administrador, você pode definir uma nova senha para conta administrador do Windows ou pode deixar a senha atual neste caso deixe o campo senha e confirmar senha em branco, dessa forma a senha da conta administrador não será alterada, marque a opção Quando um computador de destino for iniciado, fazer logon automaticamente ...  depois clique em avançar:
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Na opção componentes de rede escolha CONFIGURAÇÕES TÍPICAS, clique em avançar:
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Na opção grupo de trabalho ou domínio, escolha GRUPO DE TRABALHO e preencha o nome do grupo, clique em avançar:
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No restante das telas com as opções clique em avançar em todas:
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No final será solicitado onde devemos salvar o arquivo SYSPREP.INF, salve no caminho C:\SYSPREP, clique em OK. Pode fechar o assistente.
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Agora abra o arquivo Sysprep.inf salvo em c:\sysprep, apague a linha circulada de azul e salve o arquivo.
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Agora vamos criar um arquivo na pasta SYSPREP chamado sysprep.bat, com o seguinte conteúdo:
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Para saber o que cada parâmetro faz veja este link da Microsoft: http://support.microsoft.com/Kb/302577
Salve o arquivo sysprep.bat.
Agora já podemos usar o SYSPREP, para isso execute o arquivo sysprep.bat:
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Aguarde a execução do utilitário sysprep:
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Após o termino do utilitário o computador modelo será desligado, devido ao parâmetro  –forceshutdown.  Agora devemos executar a ferramenta GHOST, para isso insira o cd da ferramenta e dê o boot a partir deste CD.
Escolha a opção Local – Disk- To Imagem. Assim vamos fazer uma imagem do disco.
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Vamos selecionar qual disco queremos fazer a imagem:
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Agora selecionamos onde salvar a imagem e definimos um nome no campo File name:
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Após definir o nome da imagem clique em Save:
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Será exibido a seguinte mensagem, escolha a opção High:
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Na próxima janela será exibida a mensagem abaixo, clique em SIM e o processo de criação da imagem será iniciado:
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Após a criação da imagem será exibida a mensagem abaixo, clique no botão continue e sua imagem foi criada com sucesso. Agora você pode restaurar essa imagem no outros computadores, você deve fazer isso utilizando a ferramenta Ghost.
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Após restaurar a imagem no novo computador o setup de instalação do Windows XP será iniciado:
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Ok. Você implementou com sucesso o SYSPREP.
Neste tutorial apresentei como utilizar o utilitário SYSPREP e a ferramenta de criação de imagem GHOST.
Publiquei o vídeo deste tutorial no seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=9u0wUvH3Yvw

O que é Tecnologia da Informação Ti ?

Introdução

Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, as "máquinas gigantes" começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores e mais poderosos. A evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente. Como conseqüência, tais máquinas deixaram de simplesmente automatizar tarefas e passaram a lidar com informação.

Informação

A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa ou uma empresa possa tirar proveito. A informação é inclusive um fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio. E isso não é difícil de ser entendido. Basta imaginar o que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações de seus clientes...
Apesar de possível, muito dificilmente uma empresa de grande porte consegue perder suas informações, principalmente quando se fala de bancos, cadeias de lojas, entre outros. No entanto, o que ocorre com mais freqüência é o uso inadequado das informações adquiridas ou, ainda, a sub-utilização destas. É nesse ponto que a Tecnologia da Informação pode ajudar.

Tecnologida da Informação

A Tecnologia da Informação TI pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.
Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negócio ou à atividade. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ocorrer.
Tome como base o seguinte exemplo: se uma empresa renova seu parque de computadores comprando máquinas com processadores velozes, muita memória e placa de vídeo 3D para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede, a companhia fez gastos desnecessários. Comprar máquinas de boa qualidade não significa comprar as mais caras, mas aquelas que possuem os recursos necessários. Por outro lado, imagine que uma empresa comprou computadores com vídeo integrado à placa-mãe (onboard) e monitor de 15" para profissionais que trabalham com Autocad. Para esses funcionários, o correto seria fornecer computadores que suportassem aplicações pesadas e um monitor de, pelo menos, 17". Máquinas mais baratas certamente conseguiriam rodar o programa Autocad, porém com lentidão, e o monitor com área de visão menor daria mais trabalho aos profissionais. Neste caso, percebe-se que a aquisição das máquinas reflete diretamente no desempenho dos funcionários. Por isso, é preciso saber quais as necessidades de cada setor, de cada departamento, de cada usuário.
Veja este outro exemplo: uma empresa com 50 funcionários, cada um com um PC, adquiriu um servidor de rede que suporta 500 usuários conectados ao mesmo tempo. Se a empresa não tem expectativa de aumentar seu quadro de funcionários, comprar um servidor deste porte é o mesmo que comprar um ônibus para uma família de 5 pessoas. Mas o problema não é apenas este. Se este servidor, por alguma razão, parar de funcionar, a rede ficará indisponível e certamente atrapalhará as atividades da empresa. Além disso, se a rede não estiver devidamente protegida, dados sigilosos poderão ser acessados externamente ou mesmo um ataque pode ocorrer.

Com os exemplos citados anteriormente, é possível ver o quanto é complicado generalizar o que é TI. Há ainda vários outros aspectos a serem considerados que não foram citados. Por exemplo, a empresa deve saber lidar também com segurança, com disponibilidade, com o uso de sistemas (eles realmente devem fazer o que foi proposto), com tecnologias (qual é a melhor para determinada finalidade), com recursos humanos qualificados, enfim. 

A TI é algo cada vez mais comum no dia-a-dia das pessoas e das empresas. Tudo gira em torno da informação. Portanto, quem souber reconhecer a importância disso, certamente se tornará um profissional com qualificação para as necessidades do mercado. Da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com a informação, certamente terá vantagens competitivas em relação aos concorrentes.