domingo, 20 de fevereiro de 2011

Instale Clonezilla em USB

Como instalar o Clonezilla em um Flash Drive USB no Windows. Clonezilla is a Free partition or disk clone tool similar to Norton Ghost and Partition Image. Clonezilla é uma partição livre ou ferramenta de clonagem de disco semelhante ao Norton Ghost e Partition Image. It can be used to backup (clone) information from media to media. Pode ser usado à informação (clone) de backup de mídia para mídia. Clonezilla supports remote or local backups to and from an entire disk, image or a partition. Clonezilla suporta backups remotos ou locais para e de um disco inteiro, imagem ou uma partição. Additionally, the tool can be used to restore the remote or local cloned backups. Além disso, a ferramenta pode ser usada para restaurar os backups remotos ou locais clonado. Clonezilla saves and restores only used blocks in the disk, making it very efficient. Clonezilla salva e restaura utilizado blocos no disco, tornando-se muito eficiente.

Supported Filesystems Include: ext2, ext3, ext4, reiserfs, xfs, jfs of GNU/Linux, FAT, NTFS of MS Windows, and HFS+ of Mac OS Suportado Filesystems Incluir: ext2, ext3, ext4, reiserfs, xfs, jfs do GNU / Linux, FAT, NTFS do MS Windows, e HFS + do Mac OS
Clonezilla Startup Menu Screenshot Clonezilla Screenshot Menu Iniciar
Clonezilla Startup Menu
Distribution Home Page : http://clonezilla.org Distribuição Home Page: http://clonezilla.org
Minimum Flash Drive Capacity : 128MB Capacidade mínima Flash Drive: 128MB
Persistent Feature : No Persistente Matéria: Não

How to Install Clonezilla on a USB Flash Drive from Windows Como instalar o Clonezilla em um USB Flash Drive do Windows

  1. Download the Official Clonezilla Live Zip file for USB Download Oficial Clonezilla Live arquivo Zip para USB
  2. Extract the contents of the Clonezilla Live Zip to your USB Flash Drive Extraia o conteúdo do Zip para Clonezilla Live USB Flash Drive
  3. From the USB Flash Drive, navigate to utils\win32 and run makeboot.bat A partir do USB Flash Drive, navegue até utils \ win32 e executar makeboot.bat
  4. Restart your computer setting your BIOS or Boot menu to Boot from USB and then boot from your Clonezilla USB Reinicie o computador configuração de sua BIOS ou menu de inicialização para inicializar a partir do USB e em seguida inicializar a partir do Clonezilla USB

Como gerar pendrive de boot com Clonezilla live para clonagem de HD

Acredito que muitos possam ter a dúvida de como gerar um pendrive “bootável” para clonar sua HD.
O Clonezilla é um programa semelhante ao Ghost, só que além do Clonezilla ser opensource ele tambem clona partição ou HD inteira tambem com Linux instalado. Logo é possivel gerar imagens de instalações Linux e Windows.
Não vou me aprofundar sobre o Clonezilla. Este post é meramente uma introdução para que possa inicia-lo.
Para quem não conhece, o termo “clonar HD”  seria o mesmo que copiar e colar os arquivos de instalação do sistema operacional já com todos os programas e configurações que instalou da primeira vez. Esse processo economiza bastante tempo a quem precisa formatar seu computador frequentemente e está cansado de sempre ter de instalar e configurar tuuuudo novamente. Por isso que este programa é ótimo!
Vamos ao tutorial:
Levando em consideração que você esteja no Windows, precisa baixar os seguintes arquivos:
http://clonezilla.org/download/sourceforge/stable/iso-zip-files.php
Agora instale o Live USB Helper e o HP-USB Format tool. Logo que terminar a instalação de ambos coloque o arquivo vb6stkit.dll na pasta onde foi instalado o Live USB Helper.
Ao colocar o arquivo de DLL e clicar no atalho do Live USB Helper terá de aparecer a seguinte tela:
(caso não apareceça a tela abaixo abrirá um link de um programa adicional “setuppad” para baixar, assim que instala-lo deverá funcionar.
Na opção “Select USB flash drive” selecione o pendrive e logo após clique no botão “Format a USB flash drive” para formatar o pendrive. Será mostrado a seguinte tela:
Agora clique no botão “format a USB flash drive“. Após clicar abrirá uma janela do DOS, assim que a mesma fechar clique no botão “Back“. Voltará a seguinte tela:
Depois de formatado clique no segundo em “install the image file“:
Nesta parte, no campo “Select image file” selecione o arquivo clonezilla-live-1.2.1-53.zip
e clique no botão “Install the image file“. Assim que terminar clique em “Back“.
Por ultimo clique em “Make USB flash drive bootable“, e pronto! Seu pendrive está com Clonezilla live pronto para bootar! Agora só precisa dar boot mantendo o pendrive em primeiro.
Abraço!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Configurando o roteador Linksys WRT54G

14, fevereiro, 2009  ( atualizado em: 14, fevereiro, 2009 )
linksys1wrt54g
Comprou um roteador e não sabe configurar? Com este tutorial você aprenderá o básico de configurações de roteadores, como alterar o nome padrão da rede sem fio e configurar uma senha criptografada para nenhum espertinho usar a sua internet de graça.

Página de Suporte: http://www.linksysbycisco.com/US/en/support/WRT54G
Manual: http://downloads.linksysbycisco.com/downloads/WRT54G-v5_ug,0.pdf
O roteador Linksys WRT54G na minha opnião é atualmente o melhor roteador que já testei, pois permite uma série de modificações usando firmwares alternativos disponíveis na internet.

Cenário


cenariopadrao

Instruções


  1. Conecte um cabo de rede à porta “INTERNET” do Roteador. Em seguida, conecte a outra ponta do cabo de rede ao seu  modem de banda larga.
  2. Conecte seu computador em umas das portas de 1 a 4 do roteador usando um cabo de rede.conexões
  3. Ligue seu modem de banda larga.
  4. Ligue seu roteador.
  5. Ligue seu computador.
  6. Abra seu navegador, e entre com endereço http://192.168.1.1 e dê Enter.
  7. Uma tela de login aparecerá. Deixe o campo “Nome de usuário” em branco e insira a senha padrão “admin“.
  8. Se a senha não entrar, atrás do roteador tem um botão chamado “reset”, aperte por 20 segundos e depois tente novamente.
senha
  • Se seu provedor usa DHCP, deixe a configuração do jeito que está.
dhcp
  • Se for PPPoE, selecione “PPPoE” no menu e configure seu nome de usuário e senha e clique em salvar.
ppoe

Configurando a segurança.


  1. Clique no menu “Wireless”, e em  ”Wireless Network Name ( SSID )”, você escolherá o nome da sua rede, no exemplo abaixo foi utilizado o nome do site.
  2. Clique em “Save Settings” e espere o roteador reiniciar.
    basicsettings
  • Depois de configurado o nome da rede, vamos configurar uma senha para a rede sem fio.
  1. Clique na aba “Wireless”  e depois em “Wireless Security”
security
Atualmente existem diversos tipos de algorítmos de segurança, a maioria dos usuários ainda usam o algorítmo WEP para configurar seus roteadores, não vamos utlizar WEP pois hoje em dia qualquer pessoa pode quebrar a chave de uma rede sem fio com WEP configurada. Vamos utilizar WPA ou WPA2 se seu roteador suportar.
  1. No menu, selecione “WPA Personal”,  escolha “TKIP” e digite uma senha com no mínimo 8 caracteres e no máximo 63.
  2. Clique em “Save Settings” e espere o roteador reiniciar.
wpa
  • Vá até Meus Locais de Rede e clique na sua conexão de rede sem fio e conecte na rede que você acabou de criar.
conexao1
Pronto!

Você configurou seu roteador com sucesso!
Existem vários modelos de roteadores no mercado, mas quase todos são parecidos na hora de configurar o nome da rede e a segurança, este tutorial mostra apenas as funções básicas de configuração para que qualquer pessoa que não trabalhe com informática aprenda a configurar.

Link :  http://infohelp.org/thales-laray/configurando-o-roteador-linksys-wrt54g/

Para rir a vontade

Segue um link que encontrei bem legal, com fotos e imagens nacionais e internacionais com muito humor.

Segue o link abaixo:

http://osencostados.net/

 Divirta-se.....................

Um Abraço...................

Mudando de hardware com Windows XP

Mudando de hardware com Windows XP

Por Denilson Marcos Nepomuceno. Publicado 16 de junho de 2008 às 15h34
Quem já tentou clonar o HD com uma instalação do Windows XP de uma máquina para a outra já se reparou com uma BSOD (tela azul) ou com resets automáticos, isso ocorre pois a Microsoft não oferece suporte para clonagem de instalações para configurações que tenham HAL (Hardware Abstraction Layer) diferentes, nem mesmo utilizando o Sysprep, que somente serve para fazer cópias de instalações para máquinas iguais. Nessea dica irei ensinar uma forma de completar essa operação do sucesso, permitindo inclusive ter em um case externo a imagem de uma instalação completa, com Windows atualizado, Office, programas, Anti-vírus
Primeiramente é necessário para o download do seguinte arquivo: Arquivos para clonagem. Além desses arquivos, sugiro a instalação do software 7-zip (freeware).
Após fazer o download dos arquivos necessários, use o 7-zip para descompactá-los no C: da instalação que deseja clonar ou simplesmente transferir para outra máquina com configuração diferente, muito comum em caso de upgrade. Agora navegue até a pasta C:\Windows\Driver Cache\I386, utilize novamente o 7-zip para extrair os seguintes arquivos de driver.cab:
Atapi.sys
Intelide.sys
Pciide.sys
Pciidex.sys
Copie esses mesmos arquivos (extraídos de driver.cab) para o caminho: C:\Windows\System32\Drivers.
No C: da instalação, encontre o arquivo Mergeide.reg, extraído anteriormente. Clique com o botão direito e selecione a opção "mesclar", respondendo "sim" a pergunta que vem em seguida.
Para quem vai apenas fazer um upgrade, colocando o HD em uma nova configuração, está pronto, basta colocar o HD na nova configuração e instalar os novos drivers, usufruindo das configurações aplicadas e programas instalados anteriormente.
Para quem deseja criar uma imagem pronta no seu case externo para instalar em outros micros, caso comum para profissionais de informática, ainda será necessário clonar a partição usando seu software de preferência, eu particularmente utilizo o Norton Ghost, porém existem opções gratuitas, como o Partition Image.
Se por acaso o sistema não iniciar após a clonagem, pedindo para inserir disco de boot, será necessário ativar a partição novamente, para isso a melhor opção é usar o Partition Magic, porém é um software pago, como opção gratuita sugiro o GParted, que vem no Live-CD do Kurumin, que preferir pode baixar Live-CD exclusivo do GParted no site do desenvolvedor (gparted.sourceforge.net), bastando marca nos atributos da partição como ativa/inicialização.
Não tive a opção de testar essa dica em uma situação onde seria necessário instalar o driver Sata para o HD ser reconhecido normalmente, nos meus testes clonei um HD Sata da Seagate da seguinte configuração:

Já restaurei essa imagem em alguns HDs de clientes meus, sendo necessário apenas instalar os drivers da nova configuração para que o PC funcione perfeitamente bem.
Deixo aqui meus agradecimentos e créditos a Igor Humberto, do fórum TechNet, que me ajudou a chegar a essa dica, me fornecendo os arquivos necessários e as instruções de uso.
Um abraço a todos, espero que gostem :-)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

RuB™


É um sistema que faz a gestão operacional das lojas e diminui os níveis de ruptura de exposição  O RuB™ é um sistema de aplicação e suporte colaborativo focado na automação do chão de loja que otimiza a alocação dos colaboradores, o fluxo de informação e a redução dos níveis de ruptura de exposição, com o objetivo de maximizar vendas e trazer melhorias significativas na experiência de compra dos clientes finais.




RuB™ é também o responsável pelo controle do processo de recebimento e armazenamento de produtos na área de depósito da loja, por todas as transferências que irão para as áreas de armazenamento e exposição do salão de vendas, bem como por todas as outras movimentações de produtos dentro da loja.


No Chão de Loja os endereços de exposição são mapeados e identificados com código de barras, aos quais são vinculados um ou mais produto. Esta é a base para as informações de reabastecimento geradas e controladas pelo RuB™.


Existem dois tipos diferentes de métodos para a criação de tarefas de reabastecimento:

  • Proativa: através de um processo colaborativo, os repositores irão visualmente identificar a necessidade de reabastecimento de um produto, gerando no RuB™ uma tarefa
  • Reativa: através de integração com os sistemas legados, o RuB™ receberá informações sobre as vendas e compras, atualizando os estoques da loja. Algoritmos específicos irão controlar as variações de estoque, e automaticamente gerar as tarefas de ressuprimento.

A interação da equipe de repositores se dá através de equipamento móvel, como o dispositivo CA50, da Motorola. Todas as informações sobre produtos, incluindo preços, nível de estoque detalhado por endereço de armazenamento, requisições e execução de tarefas e troca de mensagens, tem que estar de acordo com as características do modelo do equipamento.


O time de liderança da loja, alem do equipamento móvel, tem acesso a uma interface web based, que disponibiliza um Painel de Controle de tarefas, cestas de compra (funcionalidades do Papa-Fila), Indicadores de Operação, relatórios e configurações do RuB™.


Para criar uma solicitação de tarefa via equipamento móvel, o colaborador precisa ler o código de barras do produto ou do endereço de exposição e escolher as tarefas na lista disponibilizada pelo RuB™. Uma solicitação de tarefa pode também ser feita via interface web-based.




Uma vez criada a requisição, a tarefa vai para uma fila no Gerenciador de Tarefas, com uma prioridade especifica baseada na natureza da requisição: método, quantidade de produtos, se é parte do processo de atendimento ao cliente, localização do produto, seguindo tempos e níveis de serviço pré-definidos. O RuB™ pode controlar mais de uma fila, portanto, cada fila possui um grupo de funcionalidades que facilitam seu gerenciamento.


A primeira tarefa na fila é atribuída para o primeiro colaborador disponível e uma mensagem de notificação é enviada ao equipamento móvel no qual ele está logado. O colaborador passa então a receber no equipamento, as orientações sobre como realizar aquela tarefa (aonde ir e o que fazer).


Baseado no controle de tempos de execução, as tarefas na fila irão gerar mensagens que serão enviadas aos lideres e gestores das lojas (escalação hierárquica). Estas mensagens serão enviadas à caixa de mensagens da interface web-based e como uma notificação no equipamento móvel. É possível criar mensagens e enviá-las a um usuário ou grupo de usuários cadastrados.


Todas as interações e movimentações de produtos são registradas no RuB™, facilitando o controle e rastreamento de informações, que darão suporte ao processo de tomada de decisão na loja, informando:

  • Endereços Premium
  • Produtividade dos colaboradores
  • Nível de ruptura (produtos no depósito da loja, mas fora da área de exposição)
  • Produtos sem estoque
  • Interação com clientes

O RuB™ tem ainda entre suas funcionalidades o processo de Papa Fila, que é uma funcionalidade adicional para o gerenciamento de filas nos caixas: este processo agiliza a coleta de informações de produtos e suas quantidades nos carrinhos de compras, enviando estas informações para o sistema de frente de loja que irá processar o restante da operação de venda.


Adicionalmente, os equipamentos móveis que possuam funcionalidades de voz (WT e VoIP) como o CA50 da Motorola, são também utilizados pelo RuB™ com o objetivo de facilitara comunicação entre as equipes de colaboradores.






Sysprep e Ghost

Utilizando Sysprep e Ghost
Objetivo: Quero demonstrar através deste tutorial como utilizar o utilitário de preparação de imagem SYSPREP e a ferramenta de criação de imagem GHOST.
O Sysprep é um utilitário de preparação para criação de imagem.
Cenário: Você é o administrador de redes de uma empresa e precisa implantar o Windows XP Professional em 200 estações com o mesmo tipo de hardware.
Requisito para instalação:
  • Cd de instalação do Windows XP Professional
  • Ferramenta de criação de imagem (GHOST, ACRONIS TRUE IMAGE, etc.)
Obs: Veja mais informações sobre os produtos nos seguintes sites:
Antes de executar o SYSPREP verifique os seguintes itens:
  • Escolha um computador de referência para ser o modelo para o restante.
  • Instale o Windows e aplique todas as atualizações de segurança.
  • Instale todos os aplicativos que serão utilizados na empresa, teste os aplicativos.
  • Instale o antivírus e atualize o mesmo.
Agora podemos iniciar o processo, para isso crie uma pasta chamada SYSPREP no C: do computador modelo:
w
No cd de instalação do Windows acesse a pasta support\tools , será mostrado um arquivo deploy.cab, abra este arquivo e extraia todos os arquivos para a pasta SYSPREP criada anteriormente.
ww
Vamos acessar a pasta SYSPREP e executar o arquivo setupmgr.exe:
w
Com este utilitário iremos criar um arquivo chamado SYSPREP.INF, na tela inicial clique em avançar:
w

Escolha a opção Criar Novo e depois clique em avançar:
w
Escolha a segunda opção instalação de Sysprep, clique em avançar:
w
Escolha o produto Windows XP Professional, clique em avançar:
w

Na tela de contrato de licença escolha Sim, automatizar completamente a instalação:
w
Agora precisamos preencher as informações que são solicitadas durante a instalação do Windows. Como mostra a imagem abaixo preencha o campo nome e organização:
w
Aqui clique em avançar:
w

No Fuso horário escolha Brasília e clique em Avançar:
w
Conforme a imagem abaixo, preencha com a serial de instalação do Windows, clique em avançar:
w
Na opção nome do computador escolha GERAR AUTOMATICAMENTE UM NOME DE COMPUTADOR, clique em avançar:
w

Na opção senha do administrador, você pode definir uma nova senha para conta administrador do Windows ou pode deixar a senha atual neste caso deixe o campo senha e confirmar senha em branco, dessa forma a senha da conta administrador não será alterada, marque a opção Quando um computador de destino for iniciado, fazer logon automaticamente ...  depois clique em avançar:
w
Na opção componentes de rede escolha CONFIGURAÇÕES TÍPICAS, clique em avançar:
w
Na opção grupo de trabalho ou domínio, escolha GRUPO DE TRABALHO e preencha o nome do grupo, clique em avançar:
w

No restante das telas com as opções clique em avançar em todas:
w
No final será solicitado onde devemos salvar o arquivo SYSPREP.INF, salve no caminho C:\SYSPREP, clique em OK. Pode fechar o assistente.
w
Agora abra o arquivo Sysprep.inf salvo em c:\sysprep, apague a linha circulada de azul e salve o arquivo.
w 

Agora vamos criar um arquivo na pasta SYSPREP chamado sysprep.bat, com o seguinte conteúdo:
w
Para saber o que cada parâmetro faz veja este link da Microsoft: http://support.microsoft.com/Kb/302577
Salve o arquivo sysprep.bat.
Agora já podemos usar o SYSPREP, para isso execute o arquivo sysprep.bat:
w
Aguarde a execução do utilitário sysprep:
w

Após o termino do utilitário o computador modelo será desligado, devido ao parâmetro  –forceshutdown.  Agora devemos executar a ferramenta GHOST, para isso insira o cd da ferramenta e dê o boot a partir deste CD.
Escolha a opção Local – Disk- To Imagem. Assim vamos fazer uma imagem do disco.
w

Vamos selecionar qual disco queremos fazer a imagem:
w
Agora selecionamos onde salvar a imagem e definimos um nome no campo File name:
w

Após definir o nome da imagem clique em Save:
w
Será exibido a seguinte mensagem, escolha a opção High:
w

Na próxima janela será exibida a mensagem abaixo, clique em SIM e o processo de criação da imagem será iniciado:
w
Após a criação da imagem será exibida a mensagem abaixo, clique no botão continue e sua imagem foi criada com sucesso. Agora você pode restaurar essa imagem no outros computadores, você deve fazer isso utilizando a ferramenta Ghost.
w

Após restaurar a imagem no novo computador o setup de instalação do Windows XP será iniciado:
w


w
w
w
Ok. Você implementou com sucesso o SYSPREP.
Neste tutorial apresentei como utilizar o utilitário SYSPREP e a ferramenta de criação de imagem GHOST.
Publiquei o vídeo deste tutorial no seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=9u0wUvH3Yvw